Portuguesa, repolho, de bruxelas, coração, flor, lombarda, roxa, kale, romanesca, entre muitas outras. O mundo das couves é de uma enorme riqueza. Em Portugal, embora tenhamos inúmeras variedades disponíveis deste hortícola, somos pouco inventivos na diversificação à mesa. Da próxima vez vai variar?
Trabalhar ao lado de um frigorífico e, ao mesmo tempo, não poder sair de casa, veio dificultar quem tinha um cuidado diário com a sua alimentação e com o seu corpo. Um artigo da nutricionista Cátia Coelho.
Sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, correspondendo a cerca de 10 a 15% do seu corpo? As explicações são das nutricionistas Ana Dinis e Carla Correia.
A alimentação tem impacto social e é influenciada pelos hábitos, que foram passados de geração em geração e, ainda, pelas novas realidades sociais, na qual o tema da sustentabilidade é realmente importante.
Uma das dúvidas mais frequentes é perceber que tipo de açúcar é mais “saudável” ou que faz menos mal. Geleia de arroz, malte de cevada, xarope de agave, estão entre as alternativas aqui apresentadas.
Portugal foi o primeiro país da União Europeia a reconhecer a obesidade como doença em 2004. Existem ainda muitos mitos associados à obesidade. Apresento 5 que todos devemos tentar desconstruir. Um artigo da médica Margarida Santos, especialista em Medicina Geral e Familiar.
O inchaço e distensão abdominal podem tornar-se dolorosos e incómodos, afetando negativamente as atividades do dia-dia. A boa notícia é que algumas dicas podem diminuir a sensação de "barriga inchada" após as refeições. Um artigo da nutricionista Ana Lemos.
A pizza é uma receita que consiste numa base de massa fermentada com farinha de trigo coberta com molho de tomate e ingredientes variados que podem incluir vários tipos de queijo, carne e especiarias. Mas há alternativas saudáveis, garante a nutricionista Catarina Sofia Correia.
Muitos são os doentes que referem consumir sumos e batidos de frutos e vegetais diariamente, considerando-os verdadeiros aliados no combate ao cancro. Mas será mesmo assim?
Com o aproximar do tempo mais quente, muito se fala a propósito da desintoxicação dos excessos à mesa. Há soluções para todos os gostos, dos detox de líquidos frios, aos detox demasiado restritivos, que podem apresentar maus resultados.
O corpo humano perde cerca de 10 a 12 copos de água por dia através da pele, pulmões, urina e fezes. Será essa a quantidade que devemos repor? Conheça as recomendações da Associação Portuguesa de Medicina Preventiva.
Todos os ovos comercializados legalmente têm uma espécie de "bilhete de identidade". Aprenda a ler e a dar significado ao código que conta a história deste alimento.
O leite é cada vez mais diabolizado. Há quem considere o seu consumo essencial, mas também desnecessário. A professora nutricionista Zélia Santos explica a importância do leite para a nossa saúde
A nutrição desempenha um papel vital na saúde e na performance dos desportistas. Se pratica desporto e pretende melhorar a sua composição corporal, este artigo é para si. As recomendações são da nutricionista Ana Rita Lopes.
Um dos alimentos ideais para comer entre as refeições é a fruta, ao natural. No entanto, no mercado existem muitas alternativas aos snacks à base de fruta – é o caso da fruta desidratada. Pedimos ajuda à nutricionista Mafalda Rodrigues de Almeida.
Qualquer solução para combater a pele casca de laranja deve ser acompanhada por um plano alimentar equilibrado, exercício e ingestão de água. Só assim poderá evitar a acumulação de gordura no organismo. Os conselhos são da médica Teresa Laginha, especialista em Medicina Geral e Familiar.
Compras e refeições planeadas, ingestão de alimentos ricos em nutrientes, estão entre as boas práticas apontadas pelos nutricionistas Ada Rocha, Cláudia Viegas e João Lima.
Beber água regularmente e em quantidade é fundamental para o bom funcionamento orgânico, sendo que a água deve ser o nosso principal alimento. Os conselhos são do naturopata António Soares Neto.